Linhas de Pesquisa

Povoamento pré-histórico do Semiárido

Essa linha de pesquisa aporta investigações regionais e interdisciplinares que proporcionam o entendimento das complexas interações humanas na região do semiárido nordestino em períodos pleistocênicos e holocênicos.
A partir da utilização de novas abordagens metodológicas e de inovações na concepção e documentação de prospecções, escavações e acervos arqueológicos, o Inapas promove análises arqueológicas, metrológicas e paleoambientais com o objetivo compreender os processos, mudanças e interações culturais na Pré-história do Nordeste do Brasil.

Paleoparasitologia, ecologia e emergência de infecções parasitárias

Essa linha de pesquisa destina-se ao avanço e aprofundamento dos estudos sobre Paleoparasitologia no semiárido do Nordeste do Brasil. A partir de pesquisas integradas sobre a helmintofauna dos mamíferos atuais; de modelos de coocorrências de hospedeiros e parasitas; e de análise de coprólitos provenientes de sítios arqueológicos, aprofunda-se o conhecimento sobre as doenças do homem pré-históricos e da fauna a ele associada.


Documentação e Conservação de sítios com registros rupestres

A conservação de pinturas e gravuras rupestres, assim como sua análise, requer um registro com o maior grau de precisão e número de dados disponíveis. Para tanto é necessário investir na concepção conceitual e metodológica de novas técnicas de documentação e registros.
Essa linha de pesquisa aporta no campo da investigação e usos de técnicas modernas de documentação, como imagens georreferenciadas com a utilização de drones; registros tridimensionais; especializações arqueomáticas (microscopia, colorimetria e fluorescência de raios X) e computacionais (processamentos digital de imagem, aplicação de inteligência artificial e gerenciamento de banco de dados de larga escala) para registro e documentação de grafismos rupestres pré-históricos. Busca também suscitar reflexões científicas sobre monitoramento de sítios com registros rupestres e análises gráficas a partir de modelos tridimensionais.

Paleoambiente do Quaternário

Essa linha de pesquisa aporta investigações regionais e interdisciplinares na identificação e mapeamento de modelados de acumulação sedimentar do Quaternário no semiárido brasileiro; caracterização tipologica e cronologica de depósito e unidades estratigráficas associadas em ambientes de encosta, pedimentos, lagoas, marmitas, plainos aluviais e contextos arqueológicos cronocorrelatos; e identificaçao de marcadores geomorfológicos, sedimentológicos, pedológicos e bioestratigráficos que auxiliem na reconstrução do paleoambiente do semiárido brasileiro desde o Pleistoceno superior.
Tem por meta estabelecer correlações por meio do uso de uma abordagem multiproxy entre os níveis estratigráficos de idade definida e àqueles de significado arqueológico, visando definir a assembleia de cenários paleogeográficos e paleoambientais


Paleontologia do Quaternário e bacias sedimentares

Aporta investigações articuladas entre Paleontologia e Paleoambientes. Essa linha de pesquisa atua em dois períodos distintos: no Cretácio, tem por objetivo de identificar, sistematizar e avaliar a potencialidade dos fósseis para o detalhamento crono e bioestratigráfico; no Quaternário, identificar e detalhar a atuação desses fósseis em sítios arqueológicos e a interação com grupos humanos.




Metrologia arqueológica e patrimonial

O Inapas contribuiu para a implantação do Núcleo de Metrologia Arqueológica e Patrimonial na UFPE, com a capacidade de realizar análises de Fluorescência de Raios X (FRX), Microscopia e Difratometria de Raios X (DRX).
A Linha de pesquisa Arqueológica e Patrimonial contribui para a integração de grupos de diversas áreas das Ciências possibilitando um olhar multidisciplinar da abordagem científica e viabilizando à realização de técnicas de análises metrológicas para problemas arqueológicos.